quarta-feira, 2 de outubro de 2013

27º Domingo do Tempo Comum

Ano C; Cor: verde; Leituras: Hab 1,2-3; 2,2-4; Sl 94 (95); 2Tm 1,6-8.13-14; Lc 17,5-10

“ Se vocês tivessem fé do tamanho de uma semente de mostarda...” (Lc 17,6)

Diácono Milton Restivo

Geralmente a primeira leitura das nossas liturgias dominicais e festivas é tirada do livro de um acontecimento marcante do povo de Deus ou de um profeta. Os profetas foram homens escolhidos por Deus para serem canais da manifestação de sua vontade ao povo israelita. Instrumento poderosamente usado e através destes, a glória do Senhor, por diversas vezes, foi manifestada.
Houve, entre o povo israelita, os profetas orais, ou melhor, os que não escreveram suas mensagens, apenas as transmitiram oralmente, como é o caso dos profetas Natã, Elias, Eliseu e muitos outros, e os profetas literários, aqueles que deixaram os seus escritos.
Os profetas literários estão divididos em dois grupos: Profetas Maiores e Profetas Menores.
Os profetas maiores são quatro: Isaias, Jeremias, que vem seguido do livro chamado Lamentações, conhecido também como Lamentações de Jeremias, Ezequiel e Daniel.
Os profetas classificados “menores” são treze: Baruc, Oséias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zaca­rias e Malaquias. O livro de Baruc não consta das bíblias judaicas e protestantes.