sexta-feira, 11 de março de 2011

Campanha da Fraternidade 2011

Tema: Fraternidade e a Vida no Planeta
Lema: “A criação geme em dores de parto” (Rm 8,22)

Nesta quarta-feira de Cinzas iniciou-se na Igreja do Brasil a Campanha da Fraternidade, que tem como temática mais uma vez a vida e preservação da natureza. O tema específico da Campanha da Fraternidade aborda a problemática do aquecimento global e as mudanças climáticas que estão sistematicamente assolando as populações, principalmente as mais vulneráveis. A Campanha da Fraternidade tem como Objetivo Geral: Contribuir para o aprofundamento do debate e busca de caminhos de superação dos problemas ambientais provocados pelo aquecimento global e seus impactos sobre as condições da vida no planeta.
Para atingir este objetivo, são propostos os seguintes objetivos específicos:

  • Viabilizar meios para a formação da consciência ambiental em relação ao problema do aquecimento global e identificar responsabilidades e implicações éticas.
  • Promover a discussão sobre os problemas ambientais com foco no aquecimento global.
  •  Mostrar a gravidade e a urgência dos problemas ambientais provocados pelo aquecimento global e articular a realidade local e regional com o contexto nacional e planetário.
  •  Trocar experiências e propor caminhos para a superação dos problemas ambientais relacionados ao aquecimento global.
Serão adotadas as seguintes estratégias:
  • Denunciar situações e apontar responsabilidades no que diz respeito aos problemas ambientais decorrentes do aquecimento global.
  • Propor atitudes, comportamentos e práticas fundamentados em valores que tenham a vida como referência no relacionamento com o meio ambiente.
  • Mobilizar pessoas, comunidades, Igrejas, religiões e sociedade para assumirem o protagonismo na construção de alternativas para a superação dos problemas socioambientais decorrentes do aquecimento global.
Portanto, não nos preocuparemos com esta importante temática apenas durante o Tempo da Quaresma, mas procuraremos refletir e agir durante todo o ano. Que nossas reflexões possam nos ajudar a atingir o objetivo da Campanha da Fraternidade em nossa comunidade, e contribuir para mudar a triste perspectiva do aquecimento global e da poluição, segundo nossas possibilidades.

Nenhum comentário: