quarta-feira, 23 de março de 2011

Fraternidade e a Vida no Planeta

Estamos em pleno desenvolvimento da Campanha da Fraternidade deste ano: A Fraternidade e a Vida no Planeta, com o lema: “A criação geme em dores de parto”, citando o versículo 22 do capítulo 8º da Carta de S. Paulo aos Romanos. Na atual conjuntura não temos dificuldades em interpretar este trecho da carta de S. Paulo aos Romanos como um retrato do mundo atual, em meio a tantos exemplos de degradação da natureza, de irresponsabilidade em relação ao cuidado que devemos ter com a obra da criação de Deus.
Todos nós somos responsáveis por ao menos uma parcela da destruição de nosso meio: seja poluindo diretamente, seja produzindo lixo, seja não colaborando com processos ecológicos de reciclagem, de arborização, de conservação, seja adotando um consumismo desenfreado, ou mesmo simplesmente com a nossa omissão diante de tantos desafios. Todos nós sabemos das conseqüências desastrosas do desmatamento, da poluição, como o aquecimento global e a não sustentabilidade da vida em médio e longo prazo, mas dificilmente estamos dispostos a adotar hábitos conscientes para mudar tal perspectiva.
Que esta Quaresma, tempo de reflexão, de conversão, de mudança de vida seja para todos nós um marco na adoção de hábitos ecologicamente corretos, que visem promover condições de vida mais digna para todos, preservando nosso meio ambiente, tornando-nos assim responsáveis pela manutenção de nosso planeta para nós e para as gerações futuras.

Nenhum comentário: