domingo, 12 de junho de 2011

Pentecostes

Estamos encerrando o Tempo Pascal, com as festas da Ascensão do Senhor e do Pentecostes. Na dinâmica da Páscoa, celebramos o Cristo crucificado e ressuscitado, presente e vivo na comunidade dos discípulos de Jesus e presente hoje, em nossa comunidade, já que somos nós hoje seus discípulos, seus seguidores. Hoje apagamos o círio pascal, que nos acompanhou durante todo o tempo da Páscoa, como sinal do Cristo crucificado e ressuscitado.
No Pentecostes a Igreja se veste de alegria para celebrar e
implorar a vinda do Espírito Santo e renovar a face da terra, e para que ela seja testemunha viva e verdadeira da presença divina entre nós, através da unidade, em todas as comunidades eclesiais. O aprofundamento do papel e atividade do Espírito Santo na Igreja, na vida pessoal do discípulo cristão e no mundo, ajuda-nos na preparação da Solenidade de Pentecostes. De fato, cada vez mais, a Igreja sente a necessidade de tornar conhecido quem é o Espírito Santo e como ele age na vida eclesial e na vida pessoal de cada batizado que se coloca no caminho do Evangelho, no seguimento de Jesus nos dias de hoje.
O Espírito Santo age na Igreja, na pessoa e no mundo promovendo transformações. É ele que faz passar do caos à ordem, da feiúra à beleza, do ódio ao amor. Não transformação mágica ou imediata, mas transformação que se vai modelando através do cotidiano da vida, temperando a vida do discípulo de Jesus com amor, alegria e paz. Iluminando-se e deixando-se transformar pelo Espírito Santo de Deus, a terra passa do reino do mal para o Reino do Bem, onde a bondade e o valor da vida semeiam mais vida, mais segurança, mais respeito, mais paz. É desse modo que o Espírito Santo de Deus vai modelando nossa existência, iluminando nossas palavras, dirigindo nossos comportamentos, propondo atitudes e semeando serenidade. Como demonstrado através da História da Salvação, o Espírito Santo sempre age para transformar, para fazer da vida humana um caminho de divinização; santificação.
Que o Espírito Santo ilumine nossos corações, nossas mentes, nossas vidas, e nos torne capazes de levar a fé em Jesus Cristo e o seu amor a todas as pessoas do mundo de hoje.

Nenhum comentário: