sábado, 2 de julho de 2011

S. Pedro e S. Paulo

Estamos celebrando nossos padroeiros São Pedro e São Paulo. A festa dos santos apóstolos nos convida a olhar suas vidas e seus exemplos no autêntico seguimento a Jesus Cristo. Os dois, de modos diferentes, e na total fidelidade ao projeto do Reino anunciado por Jesus dedicaram suas vidas à pregação, à propagação da boa notícia, e no final, igualmente perderam a própria vida como testemunho da mesma fé que professaram.
O próprio Jesus havia dito: “Quem procura conservar a sua vida vai perdê-la, mas quem perder a sua vida por causa de mim, este vai ganha-la” (Mt 10,39). Pedro e Paulo não procuraram conservar suas vidas, mas as perderam, pelo martírio, recebendo a “coroa da glória” (1Pd 5,4).
Tais vidas e exemplos podem parecer muito distantes da nossa realidade hoje, em pleno século XXI, mas mesmo assim podemos ver pontos de contato com nossas vidas, nossa comunidade. E o aspecto mais significativo é o seguimento de Jesus Cristo, que os dois apóstolos viveram de modo exemplar, e nós somos chamados a viver hoje também.
Pedro, por exemplo, iniciou seu seguimento de Jesus a partir de um simples encontro. Um encontro profundo entre duas pessoas muda totalmente a vida. A experiência demonstra isso em tantos casais que mudaram o modo pessoal de ser e de viver depois que um encontrou o outro; quantos pessoas mudam de vida ao partilhar amizades. Seja em experiências positivas que negativas, encontros existenciais mudam o modo de pensar e de viver. A partir de um chamado do próprio Jesus, Pedro deixou tudo, para segui-lo, mesmo ainda sem entender bem onde tudo terminaria.
Nosso primeiro passo, portanto, como pessoas e como comunidade, é fazer este encontro com Jesus, ouvir seu chamado, e assim iniciaremos o seguimento de seus passos.

Um comentário:

Jairo Alberto disse...

Leonel y todos los de la parroquia de San Pedro y San Pablo, felicidades en esta fiesta. Gracias por el blog. Siempre arriba, siempre adelante.
Jairo Alberto